quinta-feira, 17 de setembro de 2009
ALCINEA
OLHAR URBANO
RECONHECIMENTO
FICO FELIZ pelo gesto generoso que a jornalista Alcinea Cavalcante colocou em seu site> www.alcinea.com pelas flores que lhe enviei daqui da Alemanha.
“Divido com você a beleza e o perfume dessas rosas que minha amiga Neca Machado enviou-me da Alemanha, onde está curtindo férias.
São lindas demais, né? Seria egoísmo guardá-las só pra mim.”
Alcinea Cavalcante
GRIMM
OLHAR URBANO
IRMAOS GRIMM
É como se pudesse dominar a vida que flui e lhe escapa.
Eu tenho a FELICIDADE de escrever sobre MITOS NO AMAPA, e conhecer ao vivo a importancia dos IRMAOS GRIMM para a literatura mundial.
Em breve publicarei MEU LIVRO DE MITOS NO AMAPA, sao contos tucujus cheio de encantamento, muitos deles influenciados pela importancia das estorias dos IRMAOS GRIMM, que vim conhecer ao vivo em KASSEL NA ALEMANHA, um presente de Manfred que me surpreende a cada dia, por sua formaçao tecnica em engenharia, mas pelo amor aos mitos e lendas.
GRIMM
OLHAR URBANO
IRMAOS GRIMM
É como se pudesse dominar a vida que flui e lhe escapa.
Eu tenho a FELICIDADE de escrever sobre MITOS NO AMAPA, e conhecer ao vivo a importancia dos IRMAOS GRIMM para a literatura mundial.
Em breve publicarei MEU LIVRO DE MITOS NO AMAPA, sao contos tucujus cheio de encantamento, muitos deles influenciados pela importancia das estorias dos IRMAOS GRIMM, que vim conhecer ao vivo em KASSEL NA ALEMANHA, um presente de Manfred que me surpreende a cada dia, por sua formaçao tecnica em engenharia, mas pelo amor aos mitos e lendas.
“A característica básica de tais narrativas (qualquer que seja sua espécie literária) é a de apresentar uma problemática simples, um só núcleo dramático. A repetição, ou reiteração, juntamente com a simplicidade de problemática e da estrutura narrativa, é outro elemento constitutivo básico dos contos populares. Da mesma forma que a simplicidade da mente popular, ou da infantil, repudia as estruturas narrativas complexas (devido à dificuldade de compreensão imediata que elas apresentam), também se desinteressam da matéria literária que apresente excessiva variedade, ou novidades que alterem continuamente as estruturas básicas já conhecidas.
Essa reiteração dos mesmos esquemas na literatura popular-infantil vai, pois, ao encontro da exigência interior de seus leitores: apreciarem a repetição de situações conhecidas, porque isso permite o prazer de conhecer, por antecipação, tudo o que vai acontecer na história.
E mais, dominando, a priori, a marcha dos acontecimentos, o leitor sente-se seguro interiormente.
É como se pudesse dominar a vida que flui e lhe escapa.
Vários críticos afirmam serem as histórias dos Grimm
incentivadoras do conformismo e da submissão.
Ainda assim, a permanência dessas narrativas, oriundas da tradição popular, justifica o destaque conferido a estes autores alemães.”
GRIMM
IRMAOS GRIMM
Por aqui, na ALEMANHA os IRMAOS GRIMM sao reverenciados em sua MAGIA, muitas casas possuem como amuletos, BRUXAS em suas janelas que simbolizam fartura, e sorte.
Eu tenho a FELICIDADE de escrever sobre MITOS NO AMAPA, e conhecer ao vivo a importania dos IRMAOS GRIMM para a literatura mundial.
Em quase todas as janelas o turista que vir a Alemanha central encontrara pequenos objetos como se fossem a eterna marca da lembrança e da importancia dos IRMAOS GRIMM.
No apartamento de MANFRED em KASSEL, tem inumeros objetos em homenagem aos irmaos GRIMM.
Recebi de Manfred UMA BRUXA que levarei comigo simbolizando SORTE e bom futuro...
“Na tradição oral, as histórias compiladas não eram destinadas ao público infantil e sim aos adultos. Foram os irmãos Grimm que as dedicaram às crianças por sua temática mágica e maravilhosa. Fundiram, assim, esses dois universos: o popular e o infantil. O título escolhido para a coletânea já evidencia uma proposta educativa. Alguns temas considerados mais cruéis ou imorais foram descartados do manuscrito de 1810.
O Romantismo trouxe ao mundo um sentido mais humanitário.
Assim, a violência presente nos contos de Charles Perrault, cede lugar a um humanismo, onde se destaca o sentido do maravilhoso da vida. Perpassam pelas histórias, de forma suave, duas temáticas em especial: a solidariedade e o amor ao próximo.
A despeito dos aspectos negativos que continuam presentes nessas histórias, o que predomina, sempre são a esperança e a confiança na vida
. É possível observar essa diferença, confrontando-se os finais da história de Chapeuzinho Vermelho em Perrault, que termina com o lobo devorando a menina e a avó, e em Grimm, onde o caçador abre a barriga do lobo, deixando que as duas fiquem vivas e felizes enquanto o lobo morria com a barriga cheia de pedras que o caçador ali colocou.
Os Contos de Grimm não são propriamente contos de fadas, distribuindo-se em:
1. Contos de encantamento (histórias que apresentam metamorfoses, ou transformações, a maioria por encantamento);
2. Contos maravilhosos (histórias que apresentam o elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas situações apresentadas);
3. Fábulas (histórias vividas por animais);
4. Lendas (histórias ligadas ao princípio dos tempos ou da comunidade e onde o mágico aparece como "milagre" ligado a uma divindade);
5. Contos de enigma ou mistério (histórias que têm como eixo um enigma a ser desvendado);
6. Contos jocosos (humorísticos ou divertidos”
GRIMM
OLHAR URBANO
IRMAOS GRIMM
Por aqui, na ALEMANHA os IRMAOS GRIMM sao reverenciados em sua MAGIA, muitas casa possuem como amuletos, BRUXAS em suas janelas que simbolizam fartura, e sorte.
Em quase todas as janelas o turista que vir a Alemanha central encontrara pequenos objetos como se fossem a eterna marca da lembrança e da importancia dos IRMAOS GRIMM.
No apartamento de MANFRED em KASSEL, tem inumeros objetos em homenagem aos irmaos GRIMM.
Recebi de Manfred UMA BRUXA que levarei comigo simbolizando SORTE e bom futuro...
“As obras comuns mais significativas de Jacob e Wilhelm Grimm são: a reunião de contos para crianças,a coleção de lendas,assim como o dicionário. Jacob Grimm trouxe contribuições de primeira importância para a lingüística alemã então nascente, que ajudaram a fundar a gramática histórica e comparada. É na segunda edição de sua Gramática Alemã que Jacob descreve as leis da fonética que regulam a evolução das consoantes nas línguas germânicas, conhecidas depois sob o nome de Lei de Grimm. Ele é também o autor de uma História da Língua Alemã (Geschichte der deutschen Sprache).
Buscando encontrar as origens da realidade histórica de seu país, os pesquisadores encontram a fantasia, o fantástico, o mítico em temas comuns da época medieval. Com suas pesquisas, tinham dois objetivos básicos: o levantamento de elementos lingüísticos para fundamentação dos estudos filológicos da língua alemã e a fixação dos textos do folclore literário germânico, expressão autêntica do espírito nacional. De qualquer forma, surge uma grande literatura infantil para encantar crianças de todo o mundo.
O compositor Richard Wagner inspirou-se em várias lendas recolhidas pelos dois irmãos para a composição de suas óperas, assim como da Deutsche Mythologie de Jacob Grimm para sua Tetralogia.”
GRIMM
OLHAR URBANO
A família é originária da cidade de Hanau no estado de Hessen. Os avós e bisavós eram protestantes.
Os pais, Philipp Wilhelm e Dorothea Grimm, tiveram nove filhos dos quais apenas Ferdinand, Ludwig Emil, Charlotte, Jacob e Wilhelm Karl sobreviveram. A casa onde os irmãos nasceram está localizada na antiga praça das armas da cidade de Hanau. Em janeiro de 1791, Philipp foi nomeado funcionário na sua cidade natal, Steinau, em Kinzing, onde a família instalava-se. Em 1796 o pai deles morre com 45 anos de idade.
A mãe, a fim de assegurar ao filho mais velho todas as chances de conseguir avançar na carreira jurídica, envia os dois filhos para junto de sua tia em Kassel. Jacob frequenta a Universidade de Marburg e estuda Direito, como o pai,enquanto seu irmão junta-se a ele um ano depois no mesmo curso. Um dos seus professores, Friedrich Carl von Savigny, abriu sua biblioteca privada para os jovens estudantes ávidos pelo saber e amantes de Goethe e Schiller, para fazê-los descobrir os escritores românticos e os minnesang. Savigny que trabalhava em uma História do Império Romano, encaminha-se para Paris em 1804 para suas pesquisas.
Em janeiro de 1805, ele convida Jacob a ajudá-lo, o que este faz sem demora. Na qualidade de ajudante, ele se volta durante vários meses para a literatura jurídica. Desta época data o seu afastamento de temas jurídicos. Em sua correspondência,ele fala querer apenas consagrar-se à pesquisa sobre a "magnífica literatura da Alemanha antiga". Ambos já se interessavam pela língua e pela literatura.
GRIMM
OLHAR URBANO
IRMAOS GRIMM
MITOS E LENDAS NA ALEMANHA
“Os irmãos Grimm (em alemão Brüder Grimm), Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos em 4 de Janeiro de 1785 e 24 de Fevereiro de 1786, respectivamente, foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (O Grande Dicionário Alemão - Deutsches Wörterbuch) e estudos de lingüística, e ao estudo do folclore.”
Agora entendo a importancia dos IRMAOS GRIMM para a literatura mundial, eles foram os responsaveis pelos Contos mais famosos do mundo, e eu estou em Kassel vivendo a verdadeira HISTORIA dos mais belos Contos mundiais.
Ao andar de carro pelas Montanhas do estado de KASSEL, FECHO OS OLHOS E IMAGINO-ME caminhando por entre Bosques e encontrando nos meios de arbustos, Bruxas, Duendes e seres sobrenaturais, por aqui tudo tem sabor de HISTORIA, as montanhas trazem a MAGIA, de vez em quando um CASTELO se ergue no meio da floresta e como por encanto desaparece de novo, em alguns momentos a NEVOA caminha paralela ao carro e na penumbra fria, vejo vultos imaginarios,
ESTE CENARIO onde os IRMAOS GRIMM viveram, e produziram suas OBRAS, eu ESTOU VIVENDO INTENSAMENTE.
OS IRMAOS GRIMM escreveram dentre outras obras>
Os Músicos de Bremen; conto do qual originou o musical Os Saltimbancos.
Cinderela;
Branca de Neve;
João e Maria;
Rapunzel;
Os Músicos de Bremen;
A Protegida de Maria;
O Ganso de Ouro;
O Alfaiate Valente;
O Lobo e as Sete Cabras;
Os Sete Corvos;
As Aventuras do Irmão Folgazão;
Os Três Fios de Ouro de Cabelo do Diabo.
IRMAOS GRIMM
MITOS E LENDAS NA ALEMANHA
“Os irmãos Grimm (em alemão Brüder Grimm), Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos em 4 de Janeiro de 1785 e 24 de Fevereiro de 1786, respectivamente, foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (O Grande Dicionário Alemão - Deutsches Wörterbuch) e estudos de lingüística, e ao estudo do folclore.”
Agora entendo a importancia dos IRMAOS GRIMM para a literatura mundial, eles foram os responsaveis pelos Contos mais famosos do mundo, e eu estou em Kassel vivendo a verdadeira HISTORIA dos mais belos Contos mundiais.
Ao andar de carro pelas Montanhas do estado de KASSEL, FECHO OS OLHOS E IMAGINO-ME caminhando por entre Bosques e encontrando nos meios de arbustos, Bruxas, Duendes e seres sobrenaturais, por aqui tudo tem sabor de HISTORIA, as montanhas trazem a MAGIA, de vez em quando um CASTELO se ergue no meio da floresta e como por encanto desaparece de novo, em alguns momentos a NEVOA caminha paralela ao carro e na penumbra fria, vejo vultos imaginarios,
ESTE CENARIO onde os IRMAOS GRIMM viveram, e produziram suas OBRAS, eu ESTOU VIVENDO INTENSAMENTE.
OS IRMAOS GRIMM escreveram dentre outras obras>
Os Músicos de Bremen; conto do qual originou o musical Os Saltimbancos.
Cinderela;
Branca de Neve;
João e Maria;
Rapunzel;
Os Músicos de Bremen;
A Protegida de Maria;
O Ganso de Ouro;
O Alfaiate Valente;
O Lobo e as Sete Cabras;
Os Sete Corvos;
As Aventuras do Irmão Folgazão;
Os Três Fios de Ouro de Cabelo do Diabo.
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