domingo, 14 de março de 2010
ANTONIO
OLHAR URBANO
Antonio e José
No dia do Padroeiro São José de Macapá, dia 19 de março, uma homenagem ao grande escultor Antonio Pereira da Costa.
Para muitos amapaenses a figura de Antonio Pereira da Costa possui pouca expressividade, mas para quem conhece sua história, ele é uma das mais expressivas figuras da história do Amapá.
Antonio Pereira da Costa nasceu em Vila Nova de Gaia em Porto Portugal em 1901, e a convite de Janary Nunes, o primeiro governador do Amapá, tornou-se responsável pelas maiores obras de arte do estado, dentre elas, o São José que encontra-se na Pedra do Guindaste no coração do Rio Amazonas, em frente a cidade de Macapá.
Antonio amava a cidade, foi desbravador como os grandes vultos que contribuíram para o desenvolvimento local, em sua arte alem de São José ele elaborou com maestria os Leões que ornam a frente da Ordem dos Advogados do Brasil sessão Amapá, as velhas casas da Praça Barão do Rio Branco, os ornatos da Maçonaria, os bustos de figuras expressivas como o Duque de Caxias da Policia Militar, a obra da escola Barão do Rio Branco.
Recebemos de seu filho Costinha já falecido a responsabilidade de perpetuamos sua historia, um dos sonhos a ser concretizados que não abrimos mão.
Próximo as comemorações a São José, lembremos de Antonio Pereira da Costa.
Sua biografia completa encontra no Memorial Poço do Mato, no Laguinho, avenida Mãe Luzia, 268.