domingo, 1 de março de 2009
BERGE
Extraído da Revista Veja de 04 de março:
Obras da coleção do costureiro Yves Saint Laurent e do empresário francês Pierre Bergé são recordes em vendas na França.
Segundo Bergé que viveu com o costureiro um caso de amor de mais de cinco décadas, não havia mais razão para ter essas obras por perto.
“Há coisas que só acontecem com o Botafogo”, dizia Carlito Rocha com o vira-lata alvinegro Biriba, no colo. E com a França também! Devido a crise econômica, o país que vivia de crédito, parece estar vivendo à míngua. As lojas, os restaurantes estão vazios, há mais pedintes nas ruas e, sim é possível, os parisienses tornaram-se mais mal-humorados que de costume. No entanto, durante duas semanas mais de 30.000 pessoas foram ao Grand Palais enfrentando filas com 5 horas de espera para ver 733 peças, entre elas 280 esculturas, 145 artes decorativas, 99 pratarias, 61 pinturas impressionistas e modernas. Elas estão expostas a visitação pública, mas o objetivo final é aferir quem paga mais sob a regência de 8 leiloeiros da Christie’s e Bergé & Associes. Estimada em 300 milhões de euros a estupenda coleção do costureiro Yves Saint Laurent e do empresário francês Pierre Bergé — o casal dividiu discreta relação amorosa e paixão pela arte durante cinco décadas — está sendo saudada como “o leilão do século”. A receita arrecada será revertida à pesquisa da AIDS.”