OLHAR URBANO
A prefeitura é um edifício neo-renascentista ricamente decorado e concluído em 1896.
Com sua torre de 112 metros de altura, é o mais alto edifício-sede de prefeitura da Europa. Em sua fachada há imagens dos imperadores do Sacro Império Romano-Germânico, pois Hamburgo, como Cidade Livre Imperial, esteve sob a soberania dos mesmos.
O edifício Chilehaus, de 1922 tem a forma de um navio transatlântico, e foi desenhado pelo arquiteto Fritz Höger.
A contribuição dos hamburgueses na formação do Brasil
Christian Mathias Schroeder foi um senador hamburguês que muito investiu financeiramente (visando lucros) por volta dos meados do século XIX no desenvolvimento da colônia Dona Francisca que hoje é conhecida como a cidade de Joinville, localizada no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.
O município de Schroeder, uma cidade vizinha de Joinville, obteve seu nome a partir do nome do acionista hanseático acima citado. Portanto, Christian Mathias Schroeder faz parte da própria história de Santa Catarina e do Brasil.
Vale notar que muitos alemães oriundos da cidade de Hamburgo e, inclusive de outras regiões vizinhas do norte da Alemanha, imigraram para o Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, etc.). Algumas das características singulares deste povo que contribuíram ao Brasil foram a sua religiosidade (principalmente o luteranismo), o seu idioma pomerano, também chamado de Plattdüütsch (ou de Plattdeutsch no alemão oficial) e a sua incansável industrialidade, seja no meio agrícola ou citadino.
A cidade de Novo Hamburgo inicialmente se chamou Hamburger Berg (Morro dos Hamburgueses), a qual mais tarde viria a se denominar Hamburgo Velho. Quando os engenheiros britânicos construíram a primeira estrada de ferro do estado do Rio Grande do Sul em 1876, a qual partia da capital estadual, Porto Alegre, passando a uns três quilômetros de Hamburger Berg, um novo núcleo populacional hamburguês se formou no local, Neu Hamburg (em alemão), ou seja, Novo Hamburgo.