Peça sobre Mestre Lucindo é montada em Piracicaba
Grupo ligado à PUC leva para o Teatro Municipal da cidade paulista espetáculo escrito por Carlos Correia Santos.
Um dos ícones da cultura popular amazônica conquistando uma importante casa de espetáculos do sudeste. Digna de encher de orgulho a memória artística nortista, a cena em questão merece irrestrito aplauso. A vida e a obra de Mestre Lucindo, um dos maiores nomes do carimbó, entra em cartaz no sudeste neste final de semana. Escrito pelo premiado dramaturgo paraense Carlos Correia Santos, o espetáculo O Pescador de Lembranças será apresentado no próximo dia 31, a partir das 21h, no Teatro Municipal de Piracicaba. Com montagem inteiramente paulista, a peça é uma produção do Grupo de Teatro Hádeuses, mantido pelo Serviço de Atividades Culturais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da USP. A direção é assinada por Bêne Giangrossi.
"Para mim é um privilégio, é mesmo uma honra saber que meu trabalho de dramaturgia serve de ponte para divulgar no sudeste a magia dos nossos grandes artistas. Num tempo em que o próprio Pará fala pouco de Mestre Lucindo, é emocionante vê-lo reverenciado e aplaudido no Estado de São Paulo", revela Correia. O dramaturgo conta que a idéia da montagem do espetáculo partiu dos próprios paulistas. "Muitas vezes, o dramaturgo procura diretores e grupos e oferece seus textos. Mas neste caso foi diferente. A diretora Bêne Giangrossi encontrou a obra no Catálogo da Dramaturgia Brasileira, criado pela grande Maria Helena Kühner, entrou em contato comigo para pedir a autorização de montagem. Na hora eu aceitei".
Segunda temporada – Essa é, na verdade, a segunda apresentação de O Pescador em Piracicaba. A primeira aconteceu ano passado, no grande Festival de Teatro que a cidade acolhe. A apresentação coincidiu com o centenário de Lucindo. Carlos conta que se emocionou com o empenho do grupo em manter fidelidade às raízes do carimbó. "O espetáculo é pontuado por músicas minhas em parceria com Nilson Chaves e pelo carimbó legitimo do Mestre. Mandei vários CDs regionais para eles. Mandei também vídeos e um farto material sobre nossas tradições. Para o meu encanto, eles não apenas decidiram tocar o carimbó original, como dançar ao vivo o nosso ritmo. É lindíssimo".
A montagem piracicabana tem no elenco os atores Ângela Russo dos Santos, Carlos de Paula, Carlos Juhász, Cléo Rossi, Edson Michelon, Elton Pereira, Karla Lemos, Laura Fargetti, Lílian Rossi, Lívia Spada, Mariana Urbano, Neuza Leite, Patrícia Maria, Silvia Lourenço e Vinícius Camargo.
O enredo – Já montado em Belém, com direção de Dionelpho Júnior, O Pescador de Lembranças transforma numa poética fábula o universo de sons e imagens criado por Mestre Lucindo. Temendo que o descaso faça desaparecer tudo o que se sabe sobre o autor de pérolas do carimbó nortista como "Lua Lua Luar", o Tempo e a Memória decidem visitar um certo Pescador e suas irmãs. Os dois míticos seres propõem ao ribeirinho uma missão: pescar em algum lugar as lembranças de Lucindo. Em sua aventura para cumprir o acordo, o protagonista encontrará diversos personagens
mágicos que fazem parte do imaginário do Mestre. Passarão por seu caminho, a Lua, as Estrelas, a Saudade, o Esquecimento, o Mar e a Maré. Na montagem paraense, o Pescador foi vivido por Paulão. Na trilha, músicas de Carlos Correia Santos em parceria com Nilson Chaves e Fábio Reis, além das célebres composições do próprio poeta de Marapanim.
Sobre o Mestre – Figura fundamental para a história do carimbó, Lucindo Rabelo da Costa – mais tarde rebatizado Mestre Lucindo – nasceu no ano de 1906, na localidade de Água Boa, no município de Marapanim. Pescador por destino e artista por vocação, o compositor afirmava aproveitar a lida com a pesca para estudar a natureza. Conta-se que, ainda pequeno, um de seus principais passatempos era caminhar por longas horas pelas matas, ouvindo os sussurros e ruídos misteriosos que se ocultam entre as árvores. E esse contato com o lirismo que vinha das folhas, do mar, da maré e da lua fez de Lucindo um poeta único. Seus versos simples transformam os elementos da fauna e da flora em personagens que interagem com o homem de forma crítica e inspiradora. Na década de 50, o cantador fundou o grupo "Os Canarinhos", que se tornou um dos mais populares conjuntos folclóricos do Pará. A partir da década de 70, Lucindo muito lamentou o descaso em que sua vasta obra começou a mergulhar. Autor de mais de 300 músicas, o mestre nunca recebeu em vida qualquer retorno pelos direitos autorais de seus trabalhos. Pobre e distante do reconhecimento que lhe era devido, Mestre Lucindo morreu no dia 28 de setembro de 1988, silenciado por uma bronquite crônica, fruto amargo dos longos anos de vida pesqueira.
Serviço: Projeto "APITE no Teatro" apresenta: "O Pescador de Lembranças", de Carlos Correia Santos. Com Grupo de Teatro Hádeuses da ESALQ-USP Direção: Bêne Giangrossi. Teatro Municipal de Piracicaba. Dia 31, às 21h. Realização: ESALQ-USP, através da Seção de Atividades Culturais