terça-feira, 24 de julho de 2007
PRÊMIO
Peça nortista é a única produção paraense selecionada no edital cultural da Caixa Econômica Federal e será apresentada em Brasília.
A caminho de completar dois anos em cartaz, o espetáculo paraense Nu Nery ganha mais uma importante repercussão nacional. Escrita por Carlos Correia Santos e montada pelo Grupo de Teatro Palha, com direção e encenação de Paulo Santana e produção executiva de Tânia Santos, a peça baseada na vida e obra do pintor e poeta paraense Ismael Nery acaba de vencer um dos mais disputados editais artísticos do país, o Caixa Cultural, coordenado pela Caixa Econômica Federal. A vitória permitirá que a montagem seja apresentada em Brasília, no final do ano. Uma crescente e notável esteira de sucesso já garantiu à obra apresentações em Santa Catarina (como espetáculo convidado do Festival Brasileiro de Teatro, representando a região Norte), São Luís, Recife, Natal e Camaçari, na Bahia (dentro da Caravana Funarte Petrobras de Circulação Nacional). "Estamos extremamente felizes. Essa nova vitória coloca mais uma vez a produção teatral paraense no mapa nacional. Isso apenas comprova que nosso teatro nunca deveu nada ao que é produzido em outras regiões", comenta Paulo Santana.
Na lista de produções contempladas com o Caixa Cultural na categoria teatro, o grupo Palha divide cena com grandes companhias e entidades brasileiras, como o Grupo Teatral Lauro Góes, a Patrícia Travassos Produções, a Tapa Produções Artísticas, Renato Borghi Produções Artísticas, CAL e a Cooperativa Paulista de Teatro. "É uma alegria ver um trabalho criado com tanto carinho e esforço ganhar tanto destaque. Fico feliz por saber que essa peça tem ajudado o país a redescobrir esse gênio paraense chamado Ismael Nery", afirma o autor, Carlos Correia.
O enredo – Resultado de cinco anos de pesquisa, Nu Nery mergulha na vida e obra do poeta e artista plástico Ismael Nery (interpretado por Luiz Fernando Vaz). A trama gira em torno das relações afetivas e intelectuais que o artista paraense, hoje mundialmente aclamado, travou com sua esposa, a célebre jornalista carioca Adalgisa Nery (Abigail Alves), e com o famoso poeta mineiro Murilo Mendes (Leonardo Cardoso). "Escrever essa peça foi uma das experiências mais significativas que já vivi", conta Carlos, que teve de enfrentar o grande obstáculo da falta de registros locais. "Há muito pouco material sobre Ismael na região em que ele nasceu. Tive de usar muitas fontes. Aproveitei viagens ao Rio e a São Paulo para ter acesso a informações mais sólidas
quinta-feira, 19 de julho de 2007
MEMÓRIA
Com a palavra os órgãos que trabalham a cultura do Amapá.
NOTA ZERO.
terça-feira, 17 de julho de 2007
PREFEITO
Deputado Moises Souza
Recém chegado ao parlamento estadual o deputado Moises Souza já pensa em alçar vôos mais altos, quer ser PREFEITO DE MACAPÁ.
Porém antes de ser gestor municipal, ele deveria conhecer a realidade da cidade onde pretende administrar, e sem modéstia ele se avalia com a nota 8,5 em programa televisivo local, onde falou das áreas de ressacas e outros temas.
Mas antes, deveria conhecer os problemas referentes ao tema.
Uma das áreas mais carentes de administração é o entorno do POÇO DO MATO, no coração do bairro do Laguinho, se ele desconhece o BID tem projeto de empréstimo para o Programa de Melhoria da Qualidade Urbana, ou que ele nos procure para conhecer a realidade do local, pois já estive em seu gabinete e não encontrei interesse por parte de seus assessores.
segunda-feira, 16 de julho de 2007
JUIZA
SUELI PINI
Corajosa, é esta a definição de uma das mais expressivas juizas da capital amapaense: SUELI PINI adotou o estado do Amapá, e nós adotamos uma fervorosa e destemida MULHER no judiciário do Amapá, que esclarece, questiona e torna humanística uma das profissões mais complexas dentro do Poder Judiciário.
Ao questionar em debate em programa televisivo local nesta semana, ela foi feliz ao elencar as falhas da Lei 11.340, “Lei Maria da Penha”, definindo que apesar dos avanços jurídicos, a Lei tem falhas que precisam ser corrigidas, com uma visão intimista do judiciário e da convivência diária na solução de lides, ela sim, merece credibilidade.
PARABÉNS!
NATAL
Show Flor e Fantasia
Data: Domingo, Julho 29, 2007
Hora: 20h30min
Local: Teatro das Bacabeiras
Cidade: Macapá
Show do cantor e Compositor Natal Villar dia 29 de Julho no teatro das Bacabeiras.
quinta-feira, 12 de julho de 2007
ACIDENTE
MACAPÁ
PRESENTE DE GREGO
Um turista desavisado, ao caminhar esta semana pela avenida Raimundo Álvares da Costa com a Rua São José em frente a antiga garagem do governo, bateu a cabeça numa caixa de ar condicionado que fica para a rua, sem nenhuma preocupação de quem dirige o local, se fosse eu, processaria o estado.
MACAPÁ
MACAPÁ
O que o TURISTA que chega ao Amapá encontra são calçadas cheias de entulho, odor de urina nas esquinas e troncos de arvores, sujeira, desníveis nas calçadas, entulho nas ruas, favelas urbanas, vendedores nas vias públicas, esgoto nas ruas, enfim é esta a bela cidade que espera um fluxo de turistas no meio do mundo e de frente para o RIO AMAZONAS.
TCC
TCC
No MEMORIAL POÇO DO MATO localizado na avenida Mãe Luzia, 268 no bairro do Laguinho, tel 0.96.9129.5145 o acadêmico do estado do Amapá, e turistas encontram informações que podem colaborar na elaboração de trabalhos de conclusão de cursos ou conhecimento das manifestações do Amapá, como:
Lendas, Mitos...
Biografias de Pioneiros,
Biografias de Artistas Plásticos,
Biografias de Mulheres Parteiras...
Biografias de Mulheres negras,
Obras de artistas locais,
Informações sobre as manifestações folclóricas como: Marabaixo, Batuque e as danças do Vale do Uaça, Festa de São Thiago do Mazagão Velho, etc...
Alunos poderão reservar horário pelo telefone ou fazer visitas as tarde e nos fins de semana com NECA MACHADO a proprietária.
ECOLOGIAS
AMAURY FARIAS
De sua obra “Ecos & Logias Amapaenses”
SOLIDÃO NA LIBERDADE
O vento sopra
Trazendo na cauda
O murmúrio do infinito.
Ouço Deus na natureza.
As vozes do além.
Entre as folhas das arvores.
A solidão
Importuna a minha liberdade.
Viajo aos mundos do planisfério
Retorno vazio...
Mais vazio do que fui...
Por que os mundos do planisfério,
Só me trazem tristeza,
Ilusões de sonhos.
Fortuidade do passado,
E insegurança no futuro.
AMAURY

Morre Amaury Guimarães Farias
Nascido na fazenda Santa Maria da Prainha, no município de Amapá em 2 de fevereiro de 1927, conheceu no Amapá e casou com a professora Deusolina com quem teve os filhos: Amaury( falecido), Eury, Deury, Adaury, Leury, Gleury e Kleury. Lá mesmo teve a primeira experiência como gestor público. Quando o prefeito Ronaldo Souto Maior foi demitido, Amaury Farias respondeu pelo cargo durante um mês. Foi prefeito de Macapá em exercício em 1961. Após a gestão municipal assumiu o cargo de secretário de obras junto ao prefeito Otávio Gonçalves de Oliveira. Como superintendente dos serviços industriais participou da abertura rodovia Macapá/Mazagão, acompanhou a construção das rodovias Macapá/Cutias/Itaubal/Santa Maria do Livramento, participou do projeto da BR 156, foi sub-chefe do gabinete do governador Jorge Nova da Costa. Entrou na política muito cedo e, no ano de 1958, participou da chapa única do PTB como suplente de deputado federal. Entrou no jornalismo publicando jornais que faziam oposição ao governo Janary Nunes e atuou em outros colaborando com poesias, crônicas e lendas. Amaury Farias tem uma história muita rica na participação da construção da sociedade amapaense desde os primeiros momentos da constituição do Território Federal do Amapá, com destaque na ação de interligação por via terrestre.
O prefeito de Macapá em exercício, Eury Sales Farias, que é filho de Amaury, decretou luto oficial por três dias e ponto facultativo nesta quinta-feira.
terça-feira, 10 de julho de 2007
ESGOTO
IMPORTANTES
DATAS IMPORTANTES DO MÊS DE JULHO:
ü 10 de julho de 1951, o Dr. Jarbas Amorim Cavalcanti toma posse no cargo de promotor Público da Comarca de Amapá.
ü 11 de julho 1979, toma posse no cargo de juiz de Direito do Município de Mazagão, o DR. Paulo Martins de Deus e como Promotor Público o Dr. Ribamar Moura.
ü 02 de julho 1929 nasce em Bragança-PA o médico Alberto da Silva Lima, que falece em Macapá a 18 de abril de 1986.
ü 03 de julho de 1983 morre em Macapá uma das maiores expressões da escultura brasileira, ANTONIO PEREIRA DA COSTA.
ü 08 de julho de 1921, nasce em Belém-Pa, DOUGLAS LOBATO LOPES.
ü 26 de julho de 1864, nasce no Ceará o CORONEL JOSÉ SERAFIM GOMES COELHO.
ü 31 de julho 1902, nasce no município de Mazagão-AP, Francisco Torquato de Araújo.
ü 09 de julho 1925 nasce em Macapá HAMILTON HENRIQUE DA SILVA.
ü 04 de julho 1909 nasce no Rio de Janeiro, JULIO BATISTA DE ARAUJO, MESTRE JULIO.
ü 28 de julho 1916 nasce em Partici na Itália, MARCELO CANDIA.
ü 26 de julho 1891 nasce em Leipzig na Alemanha, FRITZ LOUIS ACKERMANN.
ü 26 de julho 1945 é fundada em Macapá, a Associação Comercial e Industrial do Amapá.
BARCELLOS
10 de julho
ANIVERSARIO DE ANIBAL BARCELOS
Esquecido por muitos que ajudou, mas amado pelos amigos que permaneceram ao seu lado, como o desembargador Gilberto de Paula Pinheiro que foi nomeado através do Decreto 0039/91 para o cargo vitalício de Desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá, o ex-governador do Amapá ANIBAL BARCELOS comemora mais um aniversario. Sua importância ao Amapá não deve ser esquecida. Porém ele recebeu em vida uma das mais belas homenagens, foi tema de escola de samba no carnaval de 2007.
PARABENS COMANDANTE.
ACYLINO
ORGULHO TUCUJU
ACYLINO DE LEÃO RODRIGUES
Uma das figuras mais ilustres que o Amapá se orgulha de ter como filho, foi o médico ACYLINO DE LEÃO RODRIGUES, ele nasceu no dia 17 de julho de 1882 e hoje é nome de rua em Macapá, era amigo pessoal de Alexandre Vaz Tavarez, e sua memória é reverenciada em todo o Brasil, e segundo alguns católicos, em Belém-Pa, é atribuído a ele inúmeros milagres.
segunda-feira, 9 de julho de 2007
EXCRECÊNCIAS
Reginaldo Borges começa a fazer criticas ao Prefeito, a cidade, ao caos... E até ao Diabo, acontece que antes falava bem, agora a população pergunta: o que será que está acontecendo?
Seu irmão é SENADOR pelo Amapá, seus projetos são ridicularizados em Brasília, se Reginaldo é tão bom, por que não faz projetos de relevância? Em detrimento das excrescências do irmão senador?
SARNEY
De novo a velha “estória” de desenvolvimento para o estado do Amapá.
Acontece que nem todo santo faz MILAGRE e nem todo inculto é burro. Quando foi criada a área de livre comércio, o que se esperava para o Amapá era PROGRESSO, o que não veio.
Vieram com as ilusões e utopias de SARNEY, uma enxurrada de miseráveis que lotaram a orla da cidade com suas barracas e bugigangas, num inchaço populacional sem medidas, fazendo da cidade uma verdadeira favela urbana, sem desenvolvimento, sem emprego e sem estrutura de saúde, agora de novo a ilusão das ZPEs, isto deve criar uma onda de expectativa e tem que haver cuidado, porque o senador diz que o progresso é a longo prazo, ele se eternizou no poder, colaborou muito pouco pelo que conquistou por aqui, e provavelmente deve morrer com o mandato pelo Amapá.
sábado, 7 de julho de 2007
IPTU
IPTU
O IPTU de Macapá acaba de chegar às residências e já recebe enxurrada de denuncias populares, com apelo ao Ministério Público estadual para manifestação: dentre as ansiedades estas, são áreas de ressaca sendo tributadas, quando não deveriam sequer ser invadidas, e ainda, sem fiscalização adequada as residências que não foram contactadas pelos recenseadores, recebem os carnês com:
“NÃO IDENTIFICADO”
Parece piada, se alguém não é identificado, será que ele pode receber e pagar tributos, com a palavra os juristas e legisladores.
MANDI
Denuncia
O Deputado MANDI, deputado estadual de Macapá-Amapá, denunciou nesta semana que “estão usando os Castanheiros como manobra e eles não estão recebendo apoio de ninguém, recursos estão vindos não sei de onde e até as castanhas sumiram”... Se proceder a denuncia que fez em cadeia de rádio local, caberá manifestação de autoridades que apóiam essas classes, porém, acho que deveria haver preocupação também com outras categorias que são discriminadas todos os dias: mulheres, prostitutas, negros, indígenas...
quinta-feira, 5 de julho de 2007
VISITANTES
terça-feira, 3 de julho de 2007
EDUCADORES
POEMA
Por: Neca Machado
Anjo Negro deste torrão nortista
Que as luzes souberam aprimorar
Com tuas mãos negras benditas
Ao mundo veio aflorar.
Mãe Luzia
Mãe bondosa
Cheia de mistérios
Das noites em que a lua tucuju
Refletia no cais
Das nobres mulheres
Do igarapé das almas luz.
O teu semblante negreiro.
Mãe Luzia
Corre sobre a cidade altaneira
Tua sabedoria
E a lembrança do teu olhar,
Que da inocência negra,
Te tornastes senhora,
E de tuas mãos enrugadas,
Caminham as horas
De negras mulheres a te admirar.
Mãe Luzia
Tornaste ao longo de teu existir
Exemplo de mulher
Com teu porvir,
E com tua magia te eternizaste,
No coração que sempre sonhaste
De um bairro onde a negritude impera,
És do Laguinho referencia,
E do Amapá,
Sua maior essência.
Mãe Luzia
Mãe com cheiro de açucena
Mãe do equinócio das águas,
Embalando caboclas morenas,
Pegando meninos e meninas,
Ajudando mulheres a parir,
Com tuas mãos negras
E com tua voz rouca,
e seu jeito eterno de
Mãe serena.
EFICIÊNCIA
segunda-feira, 2 de julho de 2007
BANALIZAÇÃO
BANALIZAÇÃO DA VIOLENCIA NO AMAPÁ
São inúmeras as causas da violência no estado do Amapá, nesta semana um jovem foi mutilado nos dois braços e faleceu em virtude da amputação de seus membros e ninguém acordou para dizer que é falta de segurança pública, infelizmente agora depois do segundo mandato que vejo na televisão o presidente LULA falar que vai adotar medidas para competir com as invasões de traficantes nas favelas do Rio de Janeiro, e realizar obras sociais.
Ora nenhum assessor dele o orientou que ele deveria colocar em pratica a Constituição Federal? Onde em seu bojo determina garantias fundamentais quanto a direitos dos cidadãos brasileiros, quanto à moradia, saúde, trabalho e dignidade?
As instituições quer legais ou ilegais, estão fazendo a função dos órgãos públicos, estão dando poderes as ONGS, transferindo atividades governamentais para escolas de samba, PODE? Aqui no Amapá, tem um cidadão que montou uma verdadeira fabrica educacional, fazendo convênios com o governo e se dando bem, quando na verdade o governo deveria construir escolas, fazer centros poliesportivos, dar educação, complementar conhecimentos profissionais para fazer do jovem um cidadão independente, mas, o que fazem é somente em favor de seus interesses pessoais, ai depois a população corre para os meios de comunicação pedindo atuação do MINISTÉRIO PÚBLICO, o que devem é fazer é PRENDER os gestores incompetentes, colocar em pratica a Lei de responsabilidade fiscal, tornar as leis eficazes, enfim...